Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza
Quercus Forum AGENDA 21 Local, Sustentabilidade e Municipalismo «Os jornalistas no ambiente da ciência» I JORNADAS DE AMBIENTE NA SERRA DA LOUSÃ Fórum Social Mundial 2005
   24-01-2005 contacte-nos | pesquisa 
 
Eco-Ideias
23 de Novembro: Dia da Floresta Autóctone

A QUERCUS assinalará este dia através de várias acções simbólicas por todo o país onde serão realizadas sementeiras/plantações de espécies da floresta autóctone portuguesa, sensibilizando os participantes para a sua importância.

A participação e colaboração de todos é fundamental para que a nossa floresta autóctone esteja cada vez mais protegida. Todos nós podemos dar o nosso contributo e fazer a diferença na sua defesa e propagação. Bastará que cada um de nós recolha algumas sementes, faça-as germinar e plante num terreno das imediações para que a floresta portuguesa retome cada vez mais a sua riqueza e biodiversidade. Contando com a colaboração de todos, deixamos aqui algumas informações úteis para que cada vez mais o nosso país veja as suas espécies autóctones reconquistarem espaços que hoje estão desprovidos da diversidade de fauna e flora que no passado os caracterizou.

Calendário para Sementeiras e Plantações

Recolher sementes: Mais adequado de Setembro a Dezembro

Semear: Aceitável de Novembro a Maio, sendo mais adequado a partir do fim do Inverno (Março a Abril), para evitar as geadas quando existir a germinação das sementes.

Plantar árvores e arbustos: Aconselha-se a partir de Novembro, sendo mais adequado no Inverno, existindo algumas espécies que podem ser plantadas no início da Primavera.

Sementeira

A propagação por sementes é aconselhada para espécies em que a sua reprodução só seja possível através desta técnica e para espécies que produzam grande quantidade de sementes de fácil recolha.

A recolha de sementes é muito simples, basta apanhar os frutos debaixo de uma grande árvore de preferência saudável e vigorosa, acondicionar em local seco, frio e arejado até se proceder à sementeira num local preferencialmente não muito afastado do sítio onde foram recolhidas as sementes.

As sementeiras efectuam-se normalmente na Primavera (Março a Abril), embora algumas espécies, como por exemplo o Carvalho, possam ser semeadas no Outono imediatamente após a sua recolha.

Aconselha-se para a sementeira de árvores, a abertura de covachos, onde se semeia cada semente em buracos separados, feitos com uma ferramenta ou pau, tapando de seguida o buraco com terra.

A profundidade dos covachos, depende do tamanho da semente e do tipo de solo, sendo que as sementes maiores (castanhas e bolotas) necessitam de covas maiores e mais profundas (5-8 cm), enquanto que para outras espécies é suficiente apenas a profundidade de 1 a 3 cm.

Após a sementeira aguarda-se pela época da germinação para saber qual o sucesso.

Plantação

A maioria das plantações de árvores no nosso país está associada mais aos valores económicos do que ecológicos, nomeadamente com as monoculturas de pinheiro-bravo e eucalipto. Em geral, o valor conservacionista destas plantações é baixo. Poucas espécies de plantas e da fauna silvestre estão adaptadas às monoculturas destas árvores.

Neste sentido, é fundamental fomentar outras espécies de árvores mais importantes ecologicamente, como as nossas árvores autóctones (carvalhos, sobreiro, azinheira, freixo, etc.).

As plantas novas podem ser produzidas num viveiro, por exemplo numa escola, ou serem adquiridas em viveiros especializados, que fornecem jovens árvores certificadas.

O local de plantação pode ser, por exemplo, no pátio de uma escola, num jardim, ou numa mata municipal.

É necessário proceder-se à preparação do terreno com a abertura de covachos, onde vão ser plantadas as árvores. Convém que exista terra boa no local para aumentar o sucesso futuro da plantação.

Não se deve descurar a rega das árvores com alguma regularidade após a plantação e nos períodos mais secos para que as árvores não sequem.

QUERCUS-Associação Nacional de Conservação da Natureza
Lisboa, 22 de Novembro de 2004