Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza
Quercus 1ª Sessão do Workshop «O Direito na Intervenção Ambiental» 19 de Março: Contra o Nuclear! XI Olimpíadas do Ambiente (2005/2006) XIII Jornadas de Educação Ambiental
   22-08-2006 contacte-nos | pesquisa 
 
Editorial
A Escola e o Ambiente

No entanto, o caminho a percorrer ainda é muito extenso. A educação e sensibilização ambiental nas escolas, a par do trabalho que é necessário dirigir a toda a população, necessita de um novo impulso. Torna-se fundamental intensificar as acções de sensibilização nos estabelecimentos de ensino, promovendo uma interacção forte com o exterior, de forma a potenciar todo o esforço que tem sido investido nos últimos tempos.

A educação ambiental é um processo que nunca será dado por concluído e que deve ser sempre insistente ao longo do tempo. Mesmo que chegássemos a um dado momento em que grande parte da população estivesse perfeitamente integrada nestas preocupações ecológicas, as acções de educação ambiental não poderiam parar, dado que com o passar dos tempos vão surgindo novas gerações, novos problemas e novas formas de os resolver.

Nesta perspectiva, torna-se fundamental que as escolas assumam o Ambiente como um aspecto central na educação das crianças e jovens do nosso país, potenciado o trabalho já realizado e desenvolvendo novos mecanismos que nos permitam atingir metas mais elevadas. Torna-se fundamental para as escolas o desenvolvimento de programas de sensibilização ambiental residentes e permanentes. De outra forma esta temática ficará apenas dependente da boa vontade e esforço de alguns professores sem o compromisso e envolvimento de toda a comunidade escolar.

Programas plurianuais para a educação ambiental permitiriam às escolas definir objectivos e estratégias a médio e longo prazo, prolongando-se para além de um único ano lectivo. Por outro lado, minimizariam também os efeitos da típica flutuação associada ao facto de muitos professores não permanecerem sempre na mesma escola.

A QUERCUS, no seu papel de Organização Não Governamental de Ambiente, tem-se esforçado por proporcionar às escolas algum apoio neste importante objectivo de educar e consciencializar para a importância de respeitar os valores naturais. Os materiais de sensibilização editados, os Centros de Educação Ambiental existentes em Matosinhos, em Ourém e na Madeira, as Olimpíadas do Ambiente e outras inúmeras acções que os diversos núcleos regionais da QUERCUS têm desenvolvido por todo o país, são apenas alguns dos contributos que esta Associação tem dado nesta matéria.

A proximidade que a QUERCUS mantém com as escolas tem resultado num trabalho enriquecedor, proporcionando o desenvolvimento de diversos projectos e acções interessantes para a defesa do ambiente. A experiência que a QUERCUS tem alcançado com o seu trabalho de apoio à educação ambiental nas escolas deixa-nos ainda mais preparados e motivados para continuar a apostar, em parceria com outras entidades, na transformação das mentalidades.

As Olimpíadas do Ambiente, que está a iniciar a sua X edição, é um projecto que tem vindo a assumir um papel de relevo na mobilização da comunidade escolar em prol da sensibilização para a protecção do Ambiente e para a Conservação da Natureza. Esta iniciativa tem vindo a contribuir para que os jovens estudantes se consciencializem dos problemas globais do Mundo actual, permitindo que, no futuro, quando tiverem a responsabilidade de tomar decisões (profissionais ou pessoais), saibam cuidar melhor do nosso Planeta do que as gerações actuais.

Hélder Spínola
Presidente da Direcção Nacional da Quercus
QUERCUS Ambiente nº. 10 (Outubro/2004)