O Sítio Classificado do Campo de Lapiás da Granja dos Serrões, uma área protegida sob alçada do Parque Natural de Sintra-Cascais, está transformado num vazadouro ilegal de entulhos diversos.
Situado junto a Pedra Furada, no concelho de Sintra, este Sítio Classificado em 1991 continua a ser alvo de agressões, desta vez à vista de todos. A área sempre serviu de vazadouro ilegal, sobretudo às escondidas entre a vegetação. Em 2004, foi limpa uma extensa área e colocada uma vedação junto à estrada. Este novo vazadouro surge agora do outro lado da via, quase em cima de uma linha de água, numa zona não vedada, embora faça igualmente parte da área protegida.
A classificação do local deve-se do seu interesse geológico e botânico. “O tempo e o clima moldaram neste antigo maciço de calcário um conjunto de formas e criaram verdadeiras esculturas naturais. Ao valor geológico e paisagístico destes Lapiás associa-se um outro não menos importante: o coberto vegetal constituído por vegetação mediterrânea” (in www.icn.pt).
As fotos, que retratam a situação a 11 de Março de 2005, foram entretanto enviadas ao Núcleo de Lisboa da Quercus, que denunciará a situação às entidades competentes.
L. Galrão
Sítio Classificado do Campo de Lapiás da Granja dos Serrões (Pedra Furada, Sintra) - Decreto-Lei nº 393/91 de 11 de Outubro
Visualizações:1251
Copyright QUERCUS 2004 - site desenvolvido com senso comum