Quercus celebra entrada em vigor do Protocolo de Quioto
A Quercus associou-se às celebrações que a 16 de Fevereiro assinalaram o “amanhecer” da luta contra as alterações climáticas tendo por base a entrada em vigor do Protocolo de Quioto, que estabelece as primeiras reduções de gases de efeito de estufa até 2008-2012 nos países desenvolvidos.
Na manhã de dia 16, a Quercus efectuou uma conferência de imprensa na Rua Augusta, em Lisboa, onde alertou para os perigos das alterações climáticas. Seguiu-se um percurso de bicicleta e a pé, efectuado por vários membros da Associação, para entregar um diploma de agradecimento da Quercus às 52 embaixadas existentes em Lisboa dos 141 países que já aceitaram/ratificaram o Protocolo de Quioto.
Na Embaixada do Japão, a entrega foi efectuada pessoalmente por um membro da Direcção Nacional da Quercus ao Segundo-secretário da Embaixada, por indisponibilidade do Sr. Embaixador, dado o especial significado do Protocolo ter sido assinado em Quioto no Japão.
No caso de Portugal, a lembrança foi entregue na residência oficial do Primeiro-Ministro.
Conferência e festa «Quioto World Music»
No dia anterior, a QUERCUS promoveu a Conferência «Quioto - o Desafio dos Compromissos para Portugal, a Europa e o Mundo», na Representação da Comissão Europeia em Portugal no Centro Jean Monnet, em Lisboa.
Nesse mesmo dia, à noite, no «Bar do Bairro», no Bairro Alto, a Quercus realizou a festa «Quioto World Music», onde brindou à entrada em vigor do Protocolo de Quioto a 16 de Fevereiro.