Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza
Quercus 1ª Sessão do Workshop «O Direito na Intervenção Ambiental» 19 de Março: Contra o Nuclear! XI Olimpíadas do Ambiente (2005/2006) XIII Jornadas de Educação Ambiental
   22-08-2006 contacte-nos | pesquisa 
Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza
  

  Editorial
  DESTAQUE
  Entrevistas
  Foto-Denúncia
  Notícias
  Temas
  Opinião
  Eco-Agenda
  Eco-Ideias
  Eco Links
  Ficha-técnica
  Quercus

  
Foto-Denúncia
Quercus denuncia sucata ilegal no Concelho Mafra
Desde há cerca de um ano, tem vindo a Empresa Reptulhos - Remoção de Entulhos Lda. a depositar ilegalmente veículos, sucatas, entulhos e resíduos diversos em zona rural situada no Concelho de Mafra (Choutaria, Freguesia de Santo Estêvão das Galés).
A QUERCUS foi alertada para a situação em meados deste ano por moradores da referida freguesia, alarmados pelas constantes deposições e queimas a céu aberto de sucatas e outros resíduos no local.

Na sequência de diversas participações apresentadas tanto à Câmara Municipal de Mafra como à Inspecção-Geral do ambiente foi a Empresa em causa notificada, em 27.08.2004, para proceder ao encerramento do depósito de sucata e repor o terreno na situação em que se encontrava no prazo de 30 dias; dado não possuir qualquer autorização ou licença para o efeito.

Despejos ilegais


Despejos ilegais


Apesar da Câmara Municipal ter também informado que, nos termos legais (n.º 5 do artigo 21º do Decreto Lei n.º 268/98 de 28 de Agosto), em caso de incumprimento por parte dos infractores os depósitos seriam encerrados pela Câmara, a expensas daqueles, até à data tal não aconteceu e a actividade ilegal prossegue inalterada.

Para além da clara violação da legislação aplicável, a existência destes depósitos constitui uma agressão ambiental e paisagística e uma ameaça à saúde da população local. Acresce que estes depósitos ilegais de sucata encontram-se situados em espaço florestal e em reserva ecológica nacional, como decorre do respectivo PDM.

Cobertura dos resíduos com terra


A Direcção do Núcleo da QUERCUS em Lisboa
Lisboa, 17 de Novembro de 2004
 
       
  [Actualizado: 20 de Novembro de 2004]

Acção do Núcleo de Lisboa da QUERCUS


Vários elementos do Núcleo de Lisboa da QUERCUS efectuaram uma deslocação ao local no dia 20 de manhã, demonstrando in loco aos jornalistas os impactos ambientais negativos desta escandalosa situação. A esta acção compareceram, também, cerca de 7 agentes da GNR de Mafra em 3 viaturas da Guarda.
 
       
Adicionar o fórum aos favoritos
Visualizações:1294
 


 
Google