Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza
Quercus 1ª Sessão do Workshop «O Direito na Intervenção Ambiental» 19 de Março: Contra o Nuclear! XI Olimpíadas do Ambiente (2005/2006) XIII Jornadas de Educação Ambiental
   22-08-2006 contacte-nos | pesquisa 
Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza
  

  Editorial
  DESTAQUE
  Entrevistas
  Foto-Denúncia
  Notícias
  Temas
  Opinião
  Eco-Agenda
  Eco-Ideias
  Eco Links
  Ficha-técnica
  Quercus

  
Editorial
Quercus: 20 anos pelo ambiente
A Quercus completou vinte anos de existência, duas décadas a defender o ambiente em Portugal e a contribuir para uma maior consciência ecológica na sociedade portuguesa. O que começou por ser apenas a motivação e vontade de várias pessoas e de algumas associações regionais é hoje, vinte anos depois, uma Organização Não Governamental de Ambiente com grande presença em todo o território nacional. A Quercus, ao longo destas duas décadas, uniu várias gerações em torno de um objectivo comum - a melhoria da qualidade ambiental e a preservação dos valores naturais em Portugal – e conseguiu fazer a diferença face a uma sociedade muito receosa em enveredar pelo caminho da sustentabilidade.

Com grande empenho e fazendo uso de um estilo muito próprio, a Quercus deu um contributo muito forte para a colocação de inúmeras questões ambientais na ordem do dia, levando a que os governos, autarcas, empresários e cidadãos não mais olhassem para o ambiente como uma questão menor. Pelas mãos da Quercus vários temas ambientais foram levados às entidades responsáveis deste país e abordados numa escala de prioridades mais favorável, significando mesmo em muitos casos progressos muito valiosos para a resolução desses problemas. É inquestionável que o trabalho da Quercus constituiu um contributo louvável para o aumento da sensibilidade ambiental que a sociedade portuguesa, apesar de tudo, tem demonstrado.

A conservação da Natureza foi desde cedo uma área de intervenção prioritária da Quercus onde não nos limitamos a sensibilizar os governos para a adopção de medidas fundamentais, mas conseguimos mesmo desenvolver os nossos próprios projectos, dando um contributo directo, prático e concreto para a valorização e protecção do património natural em que Portugal é rico.

A evolução que a gestão de resíduos tem sofrido em Portugal também não é indiferente ao trabalho desenvolvido pela Quercus. O encerramento das lixeiras, a utilização de embalagens retornáveis, o incremento da recolha selectiva, a gestão dos resíduos hospitalares, as soluções a implementar para os resíduos perigosos e a utilização de biomassa como combustível, entre outros, têm beneficiando do trabalho específico que temos desenvolvido nesta área.

O olhar sempre atento desta associação tem mantido também um alerta muito especial e constante sobre o ordenamento do território, quer durante a elaboração ou revisão dos planos de ordenamento do território quer já na fase da sua implementação. Na área dos recursos hídricos a Quercus tem-se pautado ao longo da sua existência pela melhoria da sua qualidade, pela redução dos desperdícios, manutenção das funções ecológicas e gestão e tratamento adequados das águas residuais. Ao nível da qualidade do ar temos alertado para as graves consequências sobre a saúde pública dos elevados níveis de poluição detectados e para a urgência na adopção de medidas de redução do tráfego automóvel e diminuição da dependência do petróleo.

De uma forma transversal, todas estas questões, e muitas outras que não cabe aqui referir, foram alvo de milhares de acções de educação ambiental suportadas pelos vinte núcleos regionais que permitem à Quercus estar em Portugal deste o Minho ao Algarve passando pelas ilhas da Madeira e dos Açores. Ao longo destas duas décadas foram produzidos uma infinidade de materiais de educação e sensibilização ambiental que, em conjunto com as acções directas desenvolvidas, chegaram a muitos milhares de cidadãos produzindo efeitos positivos.

Hélder Spínola
Presidente da Direcção Nacional da Quercus
QUERCUS Ambiente n.º 16 (Outubro 2005)
 
Adicionar o fórum aos favoritos
Visualizações:417
 
últimos artigos
Tarde e Mal no Ambiente
O Ambiente não pode parar
A Escola e o Ambiente
Presidência Aberta: Finalmente o Ambiente
Alterações Climáticas: o Grande Desafio
A Quercus e o Futuro
Resíduos à Deriva
Preparar o futuro
Depois da tempestade...
Ministro Vai, Ministro Vem
Por um Rio Sabor Sem Barragens
Incêndios Florestais em Portugal


 
Google