Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza
Quercus 1ª Sessão do Workshop «O Direito na Intervenção Ambiental» 19 de Março: Contra o Nuclear! XI Olimpíadas do Ambiente (2005/2006) XIII Jornadas de Educação Ambiental
   20-10-2006 contacte-nos | pesquisa 
Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza
  

  Editorial
  DESTAQUE
  Entrevistas
  Foto-Denúncia
  Notícias
  Temas
  Opinião
  Eco-Agenda
  Eco-Ideias
  Eco Links
  Ficha-técnica
  Quercus

 

  
Notícias
Ferrel: Protesto relembra luta contra o nuclear

Ambientalistas portugueses juntam-se para assinalar «30 anos de luta contra a opção pelo nuclear». E marcam para 19 de Março um protesto nacional em Ferrel, Peniche.

INETI inaugura edifício solar
O novo edifício do Instituto Nacional de Tecnologia e Inovação (INETI), que vai albergar parte do Departamento de Energias Renováveis, tem qualquer coisa de singular. A fachada coberta de painéis reluzentes e as letras “Solar XXI”, sobre a entrada principal, apelam à curiosidade de quem passa. E não é por pouco. Este edifício, repleto de sistemas fotovoltaicos e solares térmicos, é um projecto de demonstração pioneiro em Portugal. É inaugurado esta tarde, com a presença do primeiro-ministro José Sócrates.
Planos de Ordenamento da Orla Costeira: A difícil gestão do Litoral
As pressões sobre o litoral português são inúmeras e pouco se tem avançado num caminho de gestão integrada e sustentável. Com todos os Planos de Ordenamento de Orla Costeira concluídos em território continental mas em fase muito mais atrasada nas regiões autónomas, com a nova legislação recentemente aprovada, que futuros se desenham para o litoral?
Alterações Climáticas: os maus alunos*
Um ditado corrente nas conferências anuais sobre alterações climáticas é que o clima muda mais rapidamente que as posições dos negociadores.
O milagre da multiplicação da água?
A água é um bem escasso, e a água potável uma percentagem ínfima da que está disponível no planeta. Mas, além das medidas de poupança, existem formas de a multiplicar. Muito caras ou tecnologias ainda pouco conhecidas, são diversos os obstáculos. Mas é uma realidade que Portugal ainda mal vislumbrou.
Entrevista a Filipe Duarte Santos, coordenador do SIAM: «Estamos perante um desafio gigantesco»
Filipe Duarte Santos é o coordenador do projecto SIAM, que desde 1998 se dedica ao estudo do impacte das alterações climáticas em Portugal. O aumento das secas, e por outro lado das inundações, são algumas das consequências que podemos esperar do efeito de estufa. Mas a sensibilização ainda mal deu os primeiros passos e quase nada está a ser feito para enfrentar as novas realidades
Correntes: Ecologia Profunda
No movimento ambientalista e na filosofia ambiental coexistem várias correntes. A edição próxima e recente de dois livros sobre Ecologia Profunda e Ética Ambiental vêm despertar o interesse por estas perspectivas, por cá pouco conhecidas e debatidas.
Novo livro de Viriato Soromenho-Marques: «Entre o colapso e o desenvolvimento sustentável»
Viriato Soromenho-Marques, 47 anos, é professor catedrático da Universidade de Lisboa. Foi presidente da direcção nacional da Quercus, entre 1992 e 1995. Membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável desde 1998, e vice-presidente da rede europeia de conselhos de ambiente e desenvolvimento sustentável (EEAC-European Environmental and Sustainable Development Advisory Councils) desde 2001. Em 2004 foi um dos autores da Estratégia Nacional para o Desenvolvimento Sustentável (ENDS). Autor de uma vasta bibliografia, o Quercus-Ambiente convidou-o para uma breve entrevista a propósito da sua mais recente obra, saída no início do Verão.
Energias alternativas: Pelamis vai flutuar em Portugal
Parece uma cobra gigante e vermelha ondulando ao sabor das águas. Mas na verdade o dispositivo que vai ser instalado em breve ao largo da costa portuguesa é um sistema de conversão da energia das ondas, conhecido como Pelamis. Esta é uma das mais avançadas tecnologias de aproveitamento desta energia, que vai ser instalada em Portugal, depois de ter sido experimentada pela primeira vez na Escócia.
 
Ferrel: Protesto relembra luta contra o nuclear
INETI inaugura edifício solar
Alterações climáticas: Diário da Quercus sobre a COP-11/MOP-1
Desligar os computadores para poupar emissões de CO2
Energias alternativas: Pelamis vai flutuar em Portugal

 
Google